InícioCoisas de SociologiaCoisas de AlemãoContato
Schwarzenegger - como os alemães pronunciam essa e outras palavras?
Coisas de Alemão
Schwarzenegger - como os alemães pronunciam essa e outras palavras?
Clara Silberschneider
Clara Silberschneider
April 06, 2022
5 min

Você já deve ter visto um filme com o Arnold Schwarzenegger, ou ouvido sobre um tal de Michael Schumacher, talvez até conheça alguém que possui um Volkswagem ou um BMW, e já deve ter se arriscado em um ou dois shots de Jägermeister numa balada. Estou certa?

Muito provavelmente você já sabia ou desconfiava que esses nomes aparentemente estranhos não têm origem brasileira né? Hoje vou falar sobre algumas palavras alemãs que nos ajudam a entender melhor alguns componentes fonéticos desse idioma. Assim, espero ajudar a melhorar nossa pronúncia e instigar a vontade de aprender mais ainda sobre esse idioma lindimais da conta.

O objetivo aqui está longe de ser uma fiscalização de ‘pronúncias incorretas’, já que cada idioma incorpora a fala de palavras estrangeiras e transforma em algo próprio de si mesmo - e não há nada de errado nisso (ninguém sai por aí falando facebook que nem o Marquinhos Zuckerberg…). O texto de hoje é para inspirar apaixonados pelo alemão e alimentar a curiosidade linguística que habita todos nós (ou você pelo menos, já que chegou até aqui).

Dica sobre vogais no alemão

Antes de iniciarmos nossa pequena jornada vou dar uma dica sobre vogais no alemão no geral. Para nós brasileiras/os, há certas vantagens no alemão se sempre que tentarmos adivinhar (ou ‘chutar’) a leitura de alguma palavra, aposte em lembrar de como leria se fosse no nosso alfabeto brasileiro mesmo!!! Não tente chutar a leitura do alemão no inglês, como muitas pessoas fazem. Pode não parecer, mas a fonética de algumas letras do alemão (principalmente as vogais) parece mais com as do português do que com o inglês - um grande exemplo é a letra i, que no alemão vai ter som de ‘i’ mesmo, e não ‘ai’, como no I (eu) do inglês. #fikdik

Então, bora ver algumas palavrinhas!

Volkswagen e BMW

Essas marcas mundialmente conhecidas possuem, juntas, três dicas fonéticas bem importantes para quem está iniciando o alemão.

No caso de Volkswagen, temos 3 dicas fonéticas: a primeira se refere à segunda parte da palavra - a abrasileirada VÁGUEM. Perfeito, é isso aí. Se você sempre leu Volksvaguem já está na metade do caminho pra entender como os alemães pronunciam essa palavra - e entender que o ‘G’ no alemão vai ter som de guê e que o w vai ter som de v.

Mas se o W tem som de V, qual som tem a letra “v” no alemão?

É aí que vem o V da questão. No alemão, o v chama-se FÁU; isto é, o V terá som de f. Às vezes demora um pouco pra gravar, mas ao saber que o W tomou o lugar do V, logo o v tem que ser outra coisa, certo?

Sendo assim, um alemão lê: FOLKSVAGUEM (automóvel do povo, literalmente)

No caso de BMW, como ficaria então? Se você disse mentalmente ‘bê’,‘em’,‘vê’, acertou!

Para lembrarmos dessas dicas fonéticas sugiro as seguintes palavras:

  • Wo (onde)
  • die Wurst (linguiça)
  • Von (de)
  • der Vogel (pássaro)

Tente pronunciá-las como uma pessoa germânica faria! Me diga depois se teve alguma dificuldade aqui nos comentários.

Jägermeister

Essa bebida apreciada por muitos, odiada por outros tantos, significa, literalmente, mestre da caça.

Vou usar essa palavra para conversarmos sobre 3 dicas fonéticas: a letra J (yê), a junção de ei e a finalização er.

Então bora lá. Assim como o W vai ter som de V, e o V vai ter som de F, no alemão temos que j = yê. Simples assim! Então tudo que tiver j, pode falar sem medo de ser feliz o som de yê. Claro que essa regra, assim como todas as outras deste texto de aplicam apenas a palavras com origem germânica. Ou seja, palavras que vem do inglês, do francês ou outros idiomas terão pronúncias excepcionais.

Além do J, temos a palavra Meister, que significa mestre. Aqui temos uma junção muito importante da língua alemão, que é o “ei”. Quando tivermos essa combinação de vogais leremos ‘ái’. Ou seja, Meister será lido como máist’ar.

O er ao final das palavras sempre é lido de forma aberta, ou seja, não lemos maistééér, mas sim como se fosse um sopro no ar: maist’ar, bem sutil, praticamente não pronunciando o R ao final.

Para lembrar dessas dicas, valem as seguintes palavras:

Para o J (yê’):

  • Ja (sim)
  • Juli (julho)
  • Januar (janeiro)

Para o ei (ái):

  • Ei (ovo)
  • die Freiheit (liberdade) e frei (livre)
  • Allein (sozinha/o)

Dica extra*: Ä ä do alemão pronuncia-se como um ê ou é dependendo de onde você está nos países falantes da língua. Uma coisa que aprendi e que levo pra vida é: ä = ae, ou seja, faça o formato da boca como se fosse falar o ‘a’, mas no lugar do som de ‘a’, pronuncie um som de ê. O mesmo vale para ö e ü.

Michael Schumacher

Se você chegou aqui é uma pessoa realmente apaixonada pela língua, e essa palavra vem com duas das fonéticas mais complicadinhas para iniciantes do alemão: a de CH e a de SCH. E notemos que temos o CH em Michael, o SCH em Schumacher, e outro CH também em Schumacher.

Comecemos pelo do meio (SCH).

No alemão, SCH tem som de xi (como em xícara). Algumas palavras para lembrar disso são:

  • der Schuh (sapato) → spoiler: Schumacher significa sapateiro*
  • die Schokolade (chocotate)
  • die Schulter (ombro)

O caso do CH é um pouco mais complicado, porque possui duas maneiras de ser pronunciado. Quando vem antes das vogais a, e, u, terá som de ‘rr’; caso contrário também terá som de xi, mas nesse caso é um xi mais suave, quase como se você estivesse sorrindo ao pronunciar. No caso do nosso amigo Miguel, temos as duas pronúncias, uma antes de i e uma antes de a: Michael Schumacher.

Para o CH com som de RR temos algumas dicas de palavras:

  • das Buch (burr - livro)
  • die Nacht (nárrt’ - noite)
  • Kochen (kórren - cozinhar)

Para o CH com som de Xii suave temos outras dicas de palavras:

  • ich (íx’i - eu)
  • die Küche (kîchê - cozinha)
  • das Licht (líxit’ - luz)

Logo, vimos que a maneira alemã de se pronunciar Michael Schumacher seria MixaéL Xumarr’ar.

Dica extra: ‘s’ e ‘z’

Aqui a dica é bem rápida e simples. No alemão, S tem som de Z.

Ou seja, vejamos meu sobrenome Silberschneider: o início se pronuncia com som de ZIL (ou seja, é como a letra S na palavra “preciso”).

Da mesma maneira que vimos o W e V, se o S vai ter som de Z, o Z tem som de quê? Pois bem. Sabe aquele som que você escuta quando abre uma latinha de cerveja bem gelada? É exatamente esse o som de Z no alemão. Esse tsˆ’ representa bem o som que a letra Z faz.

Algumas palavras pra ajudar a fixar as dicas do S:

  • Sohn (filho)
  • Soso (mais ou menos)
  • Seit (preposição ‘desde’)

Algumas palavras pra ajudar a fixar as dicas do Z:

  • Zeit (tempo)
  • Zug (trem - nesse caso o transporte mesmo)
  • Zu (preposição ‘para’, ‘ao’)

Claro que aqui passei por algumas das combinações fonéticas, sem abordar todas. Porém acredito que é um bom início para quem está começando sua jornada no alemão. E aí? Já consegue pronunciar Schwarzenegger? E o meu nome, Silberschneider? Espero que após nossa ‘lição’ de hoje essas palavras possam soar mais limpas a seus ouvidos.

Ah, e outro modo de se acostumar com idiomas e pronúncias é através do exercício da escuta. As músicas que eu indiquei no post de bandas alemãs ajudam bastante na fixação do idioma. Sugiro além daquelas o vídeo do Mark Forster, que chama Wir sind gross. É legal ouvir a música assistindo ao vídeo, pois as palavras vão aparecendo ao longo da tela e você pode acompanhar com maior facilidade.


Previous Article
A sonoridade alemã: 5 bandas que vão mudar sua percepção sobre esse idioma leve e poético
Clara Silberschneider

Clara Silberschneider

Socióloga e muito mais...

Posts relacionados

A sonoridade alemã: 5 bandas que vão mudar sua percepção sobre esse idioma leve e poético
August 16, 2021
5 min

Saiba mais

Entre em contatoSobre a autora

Redes Sociais