InícioCoisas de SociologiaCoisas de AlemãoContato
A sonoridade alemã: 5 bandas que vão mudar sua percepção sobre esse idioma leve e poético
Coisas de Alemão
A sonoridade alemã: 5 bandas que vão mudar sua percepção sobre esse idioma leve e poético
Clara Silberschneider
Clara Silberschneider
August 16, 2021
5 min

Já parou para pensar de que maneira melhorar o alemão? Ou por acaso você é amante de músicas que fogem do padrão rádio estados unidos? Então chega mais que esse artigo é para você.

AFTASARDEMHEMORROIDASIDEM. Quem é que nunca fez essa piada? (piada de tio, vamos combinar!) Hahaha! Infelizmente, por não escutar o alemão, o idioma ganhou essa fama de ser muito rude, grosseiro e raivoso. Mas muitos se enganam! Nesse texto compartilho com vocês algumas das minhas bandas e artistas favoritos que cantam em alemão, focando em desmistificar esse idioma e mostrar que alemão é uma língua maravilhosa e sonora.

NAMIKA

Essa cantora é incrível. Nativa de Frankfurt, Namika (namíca) é uma cantora de pop alemão que estreou em 2015 tem uma vibe de juventude misturada com uma leveza inerente do alemão (hihihi). Ela também canta RAP, um gênero SUPER POPULAR na Alemanha. Sugiro a música “Lieblingsmensch” (Líblingsmensch’), que significa ‘pessoa favorita’: Liblings- , “favorito/a” e Mensch, ‘PESSOA’.

O refrão fala olá minha pessoa favorita/preferida, um grande elogio já que você me conhece tão bem; com você eu posso ser eu mesma, ser sonhadora e louca, obrigada Lieblingmensch, que bom que nós nos conhecemos.

Segue o refrão: Hallo, Lieblingsmensch!/ Ein Riesenkompliment dafür, dass du mich so gut kennst/ Bei dir kann ich ich sein/ Verträumt und verrückt sein/ Na na na na na na, danke, Lieblingsmensch/ Schön, dass wir uns kennen

Para quem gostou da NAMIKA e quiser mais música, tem um featuring que chama “Je ne Parle pas français” muito bom.


AnnenMayKanterei

OK OK, não se assustem com o nome gigante da banda. Foi uma alterantiva criativa para pegar os três sobrenomes dos integrantes e gerar um nome apenas! AnnenMayKanterei (ânen mái kantárrái) é uma banda de várias facetas, cada álbum possui uma alma própria, e misturam estilos de jazz, pop e indie. Adoro o tom de voz do cantor e sempre que lançam um álbum novo fico um mês escutando do início ao fim em modo repeat.

O que os torna uma das minhas bandas favoritas no geral, não apenas alemães, pois sabemos o quão difícil é achar qualquer artista que consiga produzir um álbum somente de músicas boas. Se você quiser escutar um álbum deles na íntegra sugiro todos, porém o Schlagschatten é meu favorito até agora, talvez seja uma boa começar por ele. É incrível poder acompanhar o crescimento musical de uma banda dessa maneira. Compartilho uma música sobre uma atendente de voo “Jenny Jenny”, a surfista das nuvens, que continuava sorrindo como todos os atendentes de voo, e ela queria ir ao Panamá também, mas só ficou 10 minutos lá.

Refrão: Jenny Jenny, Wolkenreiter,/ lächelt einfach immer weiter/ So wie alle Flugbegleiter/ Jenny, Wolkenreiter/ Jenny Jenny, Wolkenreiter,/ lächelt einfach immer weiter/ So wie alle Flugbegleiter/ Jenny Jenny, Wolkenreiter


FABER

Esse cantor suíço possui um timbre de voz e um estilo musical único, que mistura um pouco de Volksmusik (folksmusík - música folk) com estilos internacionais meio jazzísticos/swing. Além de suas letras serem super poéticas e bem escritas, suas canções são cheias de críticas e ironias bem típicas do idioma alemão. Confesso que é bem difícil entender o humor alemão…mas essa eu deixo pra outro texto.

Outra questão interessante é que a melodia das músicas não encaixa com as letras, o que transforma o senso irônico maior ainda, mas de forma descontraída também. Todas as músicas que eu já escutei dele até hoje possuem alguma crítica social, ao machismo, à intolerância, ao preconceito, dentre outras causas, e são todas muito bem escritas.

Deixo aqui uma das minhas favoritas chamada “Alles Gute” (que nesse caso significa “tá tudo bem”) . O refrão canta que quando você estiver no chão (BODEN), pra baixo, você sabe qual lugar você pertence e que quando você estiver sozinho/a (ALLEINE) você sabe o que você já foi

Segue o refrão para acompanhamento: Wenn du dann am Boden bist/ Weißt du wo du hin gehörst/ Wenn du ganz alleine bist/ Weißt du was du warst


CRO

CRO é um rapper que usa uma máscara de panda. Sim. Isso mesmo. A lenda conta que por muito tempo as pessoas nem sabiam que ele era na “vida real”, porque segundo ele, o trabalho dele no mundo real era hipócrita se comparado com as letras das músicas e tudo mais. Claro que depois que ele conseguiu a fama e se consolidou como cantor, isso tudo ficou pra trás – apesar de eu mesma nunca ter visto a cara do CRO de verdade. Ele tem músicas com estilo verão que fazem você querer férias AUF JEDEN FALL (áuf yeden fáL - de qualquer jeito). Parece que ele não faz músicas novas já faz uns 4 anos. Mas de qualquer modo, quando conheci suas músicas lá em 2012 isso mudou minhas perspectiva sobre as infinitudes da música alemã.

Deixo aí com vocês “Einmal um die Welt” (áin máL Úm dí vÉLt - uma volta pelo mundo). Novamente, claro, com o refrão para acompanhar. No refrão ele fala que não precisa se preocupar com dinheiro (GELD) pois amanhã ele vai comprar o mundo (WELT) e que não importa aonde você queira ir, ós vamos voar pelo mundo e fugir pra onde te agradar (GEFÄLLT).

Refrão: Baby, bitte mach dir nie mehr sorgen um Geld,/ Gib mir nur deine Hand,/ Ich kauf dir Morgen die Welt./ Egal wohin du willst,/ Wir fliegen um die Welt./ Hau’n sofort wieder ab,/ Wenn es dir hier nicht gefällt.


DIE TOTEN HOSEN

Uma banda bem consolidada entre os alemães é o Die Toten Hosen (cuja tradução é: “as calças mortas”, um expressão para dizer que “aqui tá tudo parado, sem graça”, ou seja, “aqui tá “Toten Hosen”). Eles estão na ativa já há 40 anos e são uma banda de rock/punk, que recentemente fizeram algumas músicas mais voltadas para algo meio pop. Curiosamente Die Toten Hosen são super famosos na Argentina (???) e até já fizeram vários shows aqui do lado para nossos hermanos.

Essa é definitivamente minha banda favorita alemã, com letras super poéticas, às vezes engraçadas, e algumas músicas mais pesadinhas de punk. Compartilho uma das minhas favoritas: “Der letzte Küss” (dér létstê kÜss - o último beijo) que tem um vocal mais leve na versão acústica do álbum que fizeram na ópera de Viena. Não há exatamente um refrão nessa música, mas é uma música romântica que fala sobre a importância de um “beijo sincero” (sim, eu sei que parece brega, mas acreditem, no alemão soa bem melhor…!)

Como é a minha Lieblingsband (banda favorita) e mega alemã, compartilho de brinde mais uma música do Die Toten Hosen para quem quiser sentir o punk rock alemão: Wünsch dir was (Deseje algo). A letra é bem bonita e o refrão fala que em algum momento vai chegar o tempo em que desejar vai ajudar o mundo a ficar melhor, e aí no resto da música eles vão falando sobre questões justiça e igualdade e como vamos alcançar isso. Uma música super otimista e inspiradora no meu ponto de vista.

Refrão: Das wird die Zeit/ In der das Wünschen wieder hilft/ Das wird die Zeit/ In der das Wünschen wieder hilft/ In der das Wünschen wieder hilft

Claro que existem muitos outros artistas e bandas incríveis desse idioma. Ficou faltando a Mark Forster, Mine, Peter Fox, Seeed, alguns que consegui lembrar aqui.

Você conhece outra banda que te ajudou a mudar a percepção auditiva do alemão? Espero que você tenha gostado de alguma dessas bandas e que agora veja escute o alemão com outros olhos ouvidos.


Tags

bandas alemãsmúsica alemãalemão no cotidianoaprender alemão com música
Previous Article
Falsos e bons amigos do alemão
Clara Silberschneider

Clara Silberschneider

Socióloga e muito mais...

Posts relacionados

Schwarzenegger - como os alemães pronunciam essa e outras palavras?
April 06, 2022
5 min

Saiba mais

Entre em contatoSobre a autora

Redes Sociais